terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Uma época marcante!!!!

Uma Época Marcante

Salve todas e todos. Aniversário de São Paulo. Data que escolhi pra inaugurar este espaço de informação, troca de idéias e entretenimento. Como paulistano que sou, achei emblemático me utilizar do aniversário da maior metrópole do país pra falar da ordem caótica, ou do caos ordenado em que estamos vivendo...

Estamos numa época marcante... É um momento único, em que vários acontecimentos paralelos formam um todo aparentemente caótico, mas que, observados mais atentamente, se explicam e se justificam entre si. Um pouco de acaso, um pouco de sorte, um pouco de azar, muito de descaso, com seus efeitos colaterais, fazem com que nós avaliemos a forma de como enxergamos a cultura, o comportamento e a forma de como pensamos o Brasil e o mundo.

Nos Estados Unidos, cultura de maior influência no mundo ocidental, duas bombas ainda sacodem o planeta: um homem negro, de descendência africana e nome árabe, assume a presidência daquele país, o posto mais poderoso do planeta, enquanto o homem mais poderoso do showbizz morre há poucos dias de sua reestréia em turnês e seu retorno triunfal. Barack Obama e Michael Jackson são alguns ícones deste momento histórico. O primeiro foi Nobel da Paz e o segundo ainda é recordista absoluto em todos os critérios e quesitos do mercado pop e teve sua morte envolta em grande mistério e polêmica.

Falando em pop, ano passado assistimos à "Besouro - O Filme", produção orçada em 150 milhões de reais, que conta a história de Besouro, renomado e lendário capoeirista do recôncavo baiano que defendia os negros na década de 20. O filme de ação, gênero praticamente inédito no Brasil, virou fenômeno na internet e foi muito elogiado pela crítica.

No esporte, tivemos a primeira Copa do Mundo em continente africano, vencida pela primeira vez pela seleção espanhola, que jogou um futebol muito parecido com o nosso, já que nós jogamos nessa Copa um futebol parecido com o de sei lá quem... Estamos às vésperas da primeira Olimpíada na América do Sul, a realizar-se no Rio de Janeiro em 2016, o mesmo Rio que já nos deu os bailes funk, antes marginalizados e sinônimos de violência e crime, e hoje, reconhecido por lei, é patrimônio cultural do Rio de Janeiro, além de ser o grande hitmaker do momento com suas batidas eletrônicas e suas "mulheres-fruta", ganhando espaço em todas as grandes capitais e em festivais de música mundo afora. O mesmo Rio palco de constantes  conflitos entre o Estado e instâncias de poder paralelo (traficantes e milícias). No último e maior desses confrontos, assistimos, em tempo real, o bang-bang entre polícia e tráfico e cujas únicas vítimas e, ao mesmo tempo heróis são a população.

Em São Paulo, na mesma av. Paulista onde 3 milhões de pessoas anualmente mostram o que é tolerância, civilidade e cidadania, a moda agora é espancar homossexuais. Já foram quatro ataques em 2 meses. A mesma São Paulo que tem o Centro de Tradições Nordestinas, mostrou todo seu racismo nazi/fascista nas manifestações via twitter contra a eleição de Dilma Roussef, “culpando” os nordestinos pela eleição da primeira mulher ao mais alto posto do país. Elegemos uma mulher para presidente, mas ainda espancamos, estupramos, humilhamos e subjugamos as mulheres brasileiras. Estamos ou não numa época marcante?

Peraí que que tem mais! Abraço!

Um comentário:

  1. Adorei !!!! Alias, demorou pra criar um blog em Arruda !!!! rsrsrs
    Beijos
    Alemã

    ResponderExcluir