quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Valeu Layla

NOTA DO BLOG 1: Texto de Layla Lioness, minha irmã, que flagrou ato hediondo em um terminal de ônibus, em São Paulo.

DEPOIS DO QUE VI HOJE... (mais uma “peça” do cotidiano):::: Li ontem que os motoristas e cobradores pretendem entrar em grave. O motivo: alegam que o desconto feito pelas empresas pelas multas que eles recebem vem sendo feito de forma abusiva em cima dos seus salários. Hoje, no ônibus que pego todas as manhãs para o trabalho, o motorista, após permitir carona a uma moça que estava com duas crianças (uma recém nascida e uma de cerca de 4 anos), solicitou que para tal ela entrasse no ônibus pela porta de trás. Relevante: ali se tratava do ponto inicial do ônibus, dentro do terminal princesa Isabel, então ele estava tranquilamente estacionado e o motorista ainda fora do ônibus . Assim que ele permitiu a entrada da moça, ela tranquilamente entrou com o bebê no colo, para em seguida pegar as mãos da criança de 4 anos e auxiliá-la a entrar. Quando ela esticou a mão o motorista arrancou o ônibus!! A mãe e o bebê de colo do lado de dentro, e a criança maiorzinha ficou pra fora, sozinha, desamparada da mãe! Isso porque não houve coisa pior, pois a criança poderia ter facilmente ficado presa na porta... Todos nós, demais passageiros, cerca de 8, mais a mãe gritamos muito ao motorista que parasse....ele não parou....e ele ainda estava nas dependências do terminal. Ele chegou então a sair do terminal, andar por metros e parar somente no ponto seguinte, longe já, onde a mãe assustadíssima desceu sem pensar e volto correndo ao encontro da filha. Distração do motorista??? ABSOLUTAMENTE NINGUÉM que estava no ônibus cogitou essa hipótese. Pois todos viram a clareza da discriminação: A família é Cigana. Há muitos Ciganos ali próximo de onde eu moro. E infelizmente é constante as reações preconceituosas dos motoristas e cobradores do Terminal. Graças a UM elemento que agiu dessa maneira hoje (e provavelmente levará uma multa, já que eu o deunciei e acredito que outras pessoas também), eu fiquei com minhas dúvidas sobre a legitimidade de uma manifestação inteira.

NOTA DO BLOG 2: Os motoristas e cobradores de ônibus (seja de cooperativas, seja das grandes empresas), formam uma classezinha de trabalhadores beeeeem complicada pelo ponto de vista do tratamento dado a seus clientes, sejam homossexuais, idosos, bem como várias outras minorias econômicas.

Um comentário:

  1. Valeu a divulga Clô. Infelicidade imensa termos que assistir, ouvir, sentir coisas como essa. Mas me conforta termos, hoje em dia, como levar a reflexão para uma gama maior de pessoas.
    Bjos Brô!

    ResponderExcluir