quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Se liga, 16?

Acordei hoje com a notícia de que "aquele" garoto, que volta e meia aparece na mídia com uma tarja na cara preso por roubo de carros, adivinhem, foi preso de novo. Já são mais de dez prisões, a primeira, com 11 anos de idade. Óbvio que os simplistas de sempre começaram a tirar o mofo da velha e esgarçada bandeira da redução da minoridade penal.

É... Vamos super-superlotar as nossas já superlotadas cadeias e enchê-las de adolescentes de 16 anos. Mais que isso, vamos concluir que esta medida, por si só, vai resolver o problema da "delinquência juvenil".

Vamos continuar ignorando o Estatuto da Criança e do Adolescente, reconhecido internacionalmente como um dos mais avançados conjuntos de leis de proteção à criança do mundo. Vamos continuar fingindo que o Estatuto não existe... Vamos esquecer que a Constituição dá direitos e garantias às crianças e adolescentes que o Estado, em suas esferas municipais, estaduais e federais não põem em prática. Vamos continuar negligenciando o fato de não existir um único exemplo de política pública para a juventude no Brasil que possamos considerar exitosa vinda, idealizada e totalmente/ exclusivamente bancada por qualquer esfera de poder executivo.

Pronto, fazemos tudo isso, fazemos aquele discurso "a culpa é do governo", como se o governo fosse um ser alienígena, uma entidade cósmica autônoma, cuja formação não foi dada por nós através de voto, não o pressionamos para que ele cumpra a parte dele, ele, por sua vez não cumpre, e quando as coisas saem do que achamos que é o controle, jogamos milhares de adolescentes na cadeia. Jogamos pra baixo do tapete. Não agradou, tá feinho, tá fedidinho, tá pobrinho, não tá fashion? Pôe na cadeia, eles que se virem lá...

Legal, só tenho uma pergunta: quando reduzir a minoridade penal pra 16 não resolver, fazemos o quê? Baixamos pra 14? Simples assim...?

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog!!!
    saudades de te ouvir "falar", ou melhor, escrever, amigo!
    Bjos
    Estefânia

    ResponderExcluir
  2. É mas fácil prender e exterminar do que educar.
    A pergunta é quem sai lucrando com o caos na educação.
    Mas presídios e crianças nas ruas,pac da anti criminalidade,etc e tal e mas verbas e mas desvios isso gera lucro.
    Um dia se todos tivessem uma posição econômica igual ,uns faturariam menos em cima da miséria da maioria da população ,por isso os governantes vão deixar tudo como esta

    ResponderExcluir