terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Futebol é pra ser divertido...

Aconteceu de novo! O Corinthians perdeu nova chance de vencer a Copa Libertadores da América, principal competição sul-americana de futebol. Aconteceu de novo! Parte da torcida se achou no direito de depredar o patrimônio do clube e de particulares, para tirar satisfações sobre a vexaminosa derrota para o Tolima, da Colômbia.

Aconteceu de novo! Domingo jogaram Corinthians X Palmeiras. O Corinthians venceu por 1 a 0. Aconteceu de novo! Parte da torcida palmeirense se achou no direito de depredar a entrada de um edifício só porque havia uma bandeira do Corinthians em uma das janelas do prédio.

As cenas vão se repetindo, exaustivamente, entra ano, sai ano e parte das torcidas organizadas (qualquer uma delas) se acha no direito de praticar toda sorte de violências, sejam verbais, morais ou físicas. Vamos parar de babaquice, gente! Não tem de ir pra porta de clube nenhum pra fazer manifestação nenhuma! Nem pacífica, nem violenta! Vão caçar algo útil pra fazer da vida! Um jogo é só um jogo! Futebol é esporte, e por mais apaixonante que seja, só é porque é divertido. O legal do futebol é tirar sarro do colega de trabalho no dia seguinte, quando seu time ganha do dele... E se for o contrário, aguentar a tiração dos amigos também. O torcedor do time adversário não é seu inimigo, é só o cara que torce pra outro time... Eu não quero que todo mundo torça pro mesmo time que eu, senão, qual é a graça? Tem de ter outros times e, por consequência, gente que torça por eles.

Pode parecer um absurdo, mas, acreditem, tem coisas mais importantes do que o futebol acontecendo! Querem se manifestar? Manifestem-se contra o aumento de salário dos deputados e senadores, aprovado na calada da noite, e que é você que vai pagar! Manifeste-se contra as enchentes que afogaram as maiores cidades do país, e os políticos culparam "a natureza"! Manifeste-se a favor de uma reforma política que impeça anomalias como Tiririca ou Maluf continuem se elegendo! Manifeste-se a favor do projeto do senador Cristóvam Buarque que obriga políticos eleitos a matricular seus filhos em escolas públicas pra ver se assim a educação do país melhore. Manifeste-se para que a saúde tenha o investimento necessário para que as pessoas não sejam atendidas nos corredores ou no chão dos hospitais lotados! Vamos começar por aí, tá bom, depois nos preocupamos com os clubes de futebol (cujos dirigentes e atletas já estão com a vida ganha!).

Eu fico vendo as torcidas no estádio, com suas coreografias, é muito legal, deixa o futebol mais bonito, é importante esse lado do espetáculo. Só que quando as câmeras fecham em close, eu vejo as camisetas com dizeres ideológicos, como "lealdade", vejo figuras em que o escudo do time está num canhão ou num tanque de guerra, ouço gritos que não são coro de torcida, porque nem está incentivando o time pra qual torcem, está só autopromovendo a própria torcida, no quanto ela é feroz, ou mais forte, ou mais violenta... "vou dar porrada e ninguém vai me segurar"? Qual é... O que isso tem a ver com futebol? Futebol é espetáculo, como um show de música, por exemplo. Você compra o ingresso, assiste o show e, quando acaba, você vai embora pra sua casa. Simples! Já pensou se a moda pega? Você compra ingresso pra assistir a um festival. Esse festival vai ter Ivete Sangalo e Racionais MCs, vamos supor. Imagina se os fãs de um, resolvem trocar sopapos com o fã do outro... Ridículo, não? Pois é...

Torcida tem de torcer! É o motivo para o qual ela existe! Sem viés ideológico, sem causa a defender, sem passionalidades inúteis, sem babaquice!

Nenhum comentário:

Postar um comentário